Aprenda a guardar e organizar seus arquivos na “nuvem”

Pen Drives e CDs estão ficando no passado quando se trata de armazenamento de arquivos. O Armazenamento em Nuvem chegou para ficar.

Você já ouviu falar em Cloudin Computing? Em português significa Computação em Nuvem.

O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento em computadores e servidores hospedados em datacenters e interligados por meio da Internet.

Em outras palavras, a Computação em Nuvem permite que você armazene seus arquivo on-line, ou seja, seus arquivos ficam armazenados em um computador de uma empresa e você poderá acessá-los em seu dispositivo à distância, bastando apenas estar conectado a Internet.

Vantagens do Armazenamento em Nuvem

  • Economia de espaço em seus drives físicos (HD, Pen Drive, Cartão de Memória, etc)
  • Acesso aos seus arquivos a qualquer momento e local (desde que esteja conectado à Internet).
  • Acesso a seus arquivos diretamente em seu Smartphone.
  • Segurança dos seus dados e backups. Com seus arquivos armazenados em Nuvem dificilmente você irá perdê-los (a não ser que os apague acidentalmente no servidor).
  • Sincronização automática com seus dispositivos.
  • Compartilhamento de arquivos e pastas com seus contatos.

Serviço gratuito e pago

Existem várias empresas atualmente oferecendo serviços de armazenamento em nuvem, como por exemplo o DropBox, One Drive, Mega e outros.

Este artigo vai focar no Google Drive, por se tratar de um serviço com uma boa gama de recursos gratuitos, além de ser um dos mais utilizados do momento.

Google Drive

O Google Drive oferece gratuitamente 15 GB de armazenamento, para usufruir desse espaço basta ter uma conta do Google (Gmail).

Se você utiliza celular com o Sistema Android provavelmente já tem o Google Drive em seu Smartphone.

O GDrive também pode ser instalado em PCs e sincronizar os arquivos em Nuvem diretamente com sua máquina.

O aplicativo está disponível para Android e IOS. Para usuários do Sistema Operacional Windows existe o Software Backup e Sincronização do Google.

Escolha abaixo a melhor opção para você baixar:

Com o Google Drive também é possível criar e editar documentos através do Google Docs (aplicativo on-line semelhante ao Pacote Office da Microsoft). Em breve vamos falar mais sobre o Google Docs aqui no InfoPapo.

O espaço de armazenamento da opção gratuita do Google Drive é de 15 GB, espaço bem satisfatório para armazenamento de documentos e arquivos menores.

No entanto, se você possui mais de uma conta Gmail, você terá 15 GB por conta, em outras palavras, você pode criar uma conta pessoal e uma profissional por exemplo, e você terá 30 GB de espaço total de armazenamento.

Se você precisa de mais espaço de armazenamento, existem os planos pagos do Google Drive, o Google One.

Existem várias opções de planos, como por exemplo, o plano mais básico com o valor de R$ 6,99 por mês (por 100 GB), um ótimo espaço de armazenamento para os usuários comuns.

Para conhecer os planos consulte o site do Google One para mais informações.

No Windows

O Google Drive para Windows permite que você integre no máximo 3 contas de e-mail.

Embora seja uma opção muito útil, estas tarefas de sincronizações constantes podem deixar seu computador lento.

O aplicativo para a versão de computador cria pastas e atalhos no Gerenciador de Arquivos do Windows, onde manterá seus arquivos atualizados.

Cuidado: Utilize o Google Drive do Windows apenas em seu computador pessoal, pois os arquivos ficam disponíveis no computador.

Na Prática

Vamos ensinar como utilizar o Google Drive sem precisar instalar nenhum programa, apenas utilizando o navegador da Internet.

Vamos utilizar o Google Chrome no nosso exemplo, no entanto, se você utiliza outros navegadores o processo será bem semelhante.

Primeiramente, faça login (entrar com seu e-mail e senha) em sua conta do Google, com o seu Gmail.

Depois clique na “gradinha” no topo da tela e aparecerá vários aplicativos disponíveis em sua conta. Clique sobre o Google Drive.

Então, abrirá a tela principal do seu Google Drive

A tela acima é a tela principal do Google Drive, nela você encontrará várias opções, mas o mais importante saber é que ela funciona de forma semelhante a um Gerenciador de Arquivos.

Basta você arrastar um arquivo e soltar no meio da tela e o arquivo já será carregado para a Nuvem do Google Drive.

Você também poderá criar arquivos novos e separá-los por pastas, diretamente no GDrive.

Compartilhando Pastas e Arquivos

Para compartilhar um arquivo do Google Drive com seus contatos é muito simples (é necessário que seu contato também tenha uma conta do Google).

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolha a opção Compartilhar, então, é só digitar o e-mail do seu contato e enviar.

No Smartphone

No Smartphone você poderá salvar ou compartilhar arquivos diretamente no Google Drive. Basta escolher a opção Salvar no Drive e o arquivo irá diretamente para seu GDrive.

Concluindo

O Google Drive conta com várias opções, no entanto, este artigo tem como objetivo ensinar a utilizar suas funções mais básicas e essenciais.

O Google Drive também se integra ao Google Keep, ao Google Docs e ao Google Forms, em breve traremos mais conteúdo sobre o assunto, então fique ligado aqui no InfoPapo .

Voltar para a Página Inicial

2 COMENTÁRIOS

    • Já usei o Mega tbem, mas continuo preferindo o GDrive pela integração com outros apps e o fácil acesso.

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo