Aprenda a medir a velocidade da sua internet

Aprenda a testar a velocidade da sua internet e não seja enganado pela sua operadora!

O InfoPapo traz para você um tutorial prático ensinando como medir corretamente a velocidade da sua internet.

Você já ficou em dúvida se a velocidade da internet que você paga realmente chega na sua casa? Então, aprenda a medir a velocidade da sua internet.

Devido à falta de clareza nas informações prestadas pelas operadoras e ao desconhecimento de alguns usuários, a quantidade de megabytes (MB) que chega em sua casa pode acabar sendo inferior à velocidade de conexão contratada.

Por isso, o InfoPapo trouxe um tutorial ensinando Como medir a velocidade da sua internet.

Direitos do Consumidor

Os direitos do consumidor dizem que a velocidade de internet que chega na casa do cliente deve ser bem próxima à velocidade contratada no plano feito pela operadora, portanto, se você notar ao medir a velocidade de conexão, que a velocidade de download está muito abaixo da velocidade contratada em seu plano, entre em contato com a sua operadora e peça que o problema seja solucionado.

Pelas metas estabelecidas, as prestadoras de serviços de internet devem garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelo usuário e a velocidade instantânea (que se refere à velocidade aferida pontualmente em uma medição) deve ser de, no mínimo, 40% da contratada.” (https://www.conjur.com.br/2018-set-10/entregar-internet-velocidade-abaixo-limite-gera-dano-moral)

Como testar a velocidade da sua internet

Antes de começar o teste de velocidade é necessário alguns passos para obter resultados mais precisos, como por exemplo, fazer o teste com o cabo de rede conectado diretamente do computador ao modem ou roteador e não utilizar a internet em outros aparelhos durante o teste.

Existem alguns sites específicos para medir a velocidade da internet com apenas um clique.

Nos testes do InfoPapo, o site utilizado que apresentou melhores resultados na medição foi o https://www.minhaconexao.com.br/, por isso, o tutorial foi baseado neste site.

O teste acima também pode ser feito no smartphone, porém, sofrerá interferências devido à conexão de rede wi-fi não ser tão precisa quanto a conexão via cabo de rede.

Para testar a velocidade da sua internet basta entrar no site: https://www.minhaconexao.com.br/ e o teste começará automaticamente.

Teste de velocidade de internet
Teste de velocidade de internet InfoPapo

Analisando o resultado

PING

O Ping é o tempo de envio de um pacote de dados e de resposta entre seu aparelho e o servidor da rede de internet, ou seja, quanto menor o PING melhor.

DOWNLOAD

O Download refere-se aos dados enviados do servidor para seu computador ou celular.

Este deve ser o item mais importante para sua análise, pois servirá como base para você fazer uma reclamação na sua operadora.

Por exemplo, se a velocidade de download do teste for de 40 MB e a velocidade contratada com sua operadora for de 100 MB, isto significa que você não está recebendo a quantidade contratada.

UPLOAD

O Upload refere-se a velocidade em que você envia dados para o servidor, como por exemplo, quando você envia um vídeo para o YouTube.

Conclusão

Concluindo, se você identificou no teste que a velocidade da sua conexão está muito abaixo da velocidade contratada, entre em contato com a sua operadora de internet.

No entanto, se o problema não for resolvido, você pode entrar em contato com a ANATEL e abrir uma reclamação.

Outra Opções

Existem outros sites para testar a velocidade da sua internet, como por exemplo:

Utilize vários sites para comparar e ter mais resultados.


Veja também


Apoia-se InfoPapo Educação em Informática

Apoie o InfoPapo
Nossa campanha está disponível neste link aqui

Você pode contribuir com qualquer quantia.
Mas só se você quiser!

Informática para todos!
Clique aqui para saber mais


whatsapp infopapo

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here