Cursos gratuitos online do MEC para Professores e Profissionais da Educação estão com inscrições abertas

A coletânea de cursos online e gratuitos do MEC sobre Educação Digital é dedicada à formação continuada de professores e demais profissionais de educação.

O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com organizações da sociedade civil, lançaram uma coletânea de cursos online, gratuitos e autoinstrucionais sobre educação midiática.

Publicidade

A coletânea é dedicada à formação continuada de professores e demais profissionais da educação, além de abordar temas centrais da educação midiática para a cidadania digital, como enfrentamento à desinformação, segurança on-line, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia. 

Esses aspectos estão relacionados à cultura digital, sendo a Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um dos eixos da BNCC Computação.   

Publicidade

Cursos ofertados:   

As inscrições para os interessados estão abertas até 7 de junho, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). 

Contexto

Publicidade

A pesquisa Tic Educação 2022, publicada pelo Cetic.br, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Nic.br e pelo Cgi.br, indicou que 45% dos coordenadores pedagógicos entrevistados afirmavam que atividades sobre uso seguro, responsável e crítico da internet aconteciam pelo menos uma vez por mês em suas escolas.

No entanto, 37% dos respondentes disseram que isso ocorre apenas de forma esporádica, mostrando que a temática já está presente nas salas de aula, mas que existe espaço para seu fortalecimento no âmbito das escolas. 

Nesse sentido, a disponibilização dos cursos autoinstrucionais no Avamec visa oferecer caminhos para a capacitação dos professores nas temáticas de educação midiática e cidadania digital. 

Publicidade

Veja a pesquisa Tic Educação 2022

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). 

Com informações de: Assessoria de Comunicação Social do MEC e Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Publicidade