

Encontro aberto à comunidade acontece no dia 2 de julho e ajudará a definir os cursos que serão ofertados na futura unidade do Instituto Federal.
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizará, no dia 2 de julho, uma audiência pública em Boa Esperança (MG) para ouvir a população e definir os eixos tecnológicos e os cursos que serão ofertados no futuro campus da instituição, que está em fase de implantação no município.
A audiência é aberta ao público e tem como objetivo identificar as necessidades da comunidade e do setor produtivo local para orientar a oferta de cursos da nova unidade. O evento contará com a participação de representantes de instituições de ensino, entidades ligadas à educação, associações, sindicatos, autoridades municipais, parlamentares, veículos de imprensa e demais interessados.
Audiência pública vai definir os cursos do novo Campus Boa Esperança
Durante o encontro, serão apresentadas a missão institucional do IFSULDEMINAS e as ações previstas para a implantação do Campus Boa Esperança. Também haverá espaço para manifestações das autoridades presentes e da comunidade, mediante inscrição.
Segundo o reitor Cleber Ávila Barbosa, a participação popular será essencial para garantir que os cursos atendam às demandas da região.
“Vamos promover uma escuta ativa, por meio de reuniões e audiências públicas, para definir os próximos cursos a serem ofertados. Nosso compromisso é garantir que a chegada do campus gere oportunidades e amplie as perspectivas para a população de Boa Esperança”, afirmou.
Novo campus deve iniciar atividades em 2027
A previsão é que o Campus Boa Esperança comece a funcionar no primeiro semestre de 2027, oferecendo inicialmente os cursos técnicos integrados em Administração e Informática.
Os demais cursos serão definidos após estudos técnicos e consultas à comunidade e ao setor produtivo da região.
Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade deverá atender cerca de 800 estudantes, com oferta de cursos técnicos, graduações e desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação.
Estrutura do novo campus
A sede do Campus Boa Esperança funcionará na Avenida Joaquim Três Pontas, 480, no bairro Frederico Ozanan, onde atualmente está localizado o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Prefeito Rabin Gambogi.
O espaço conta com:
- Terreno de aproximadamente 20 mil m²;
- Mais de 4.600 m² de área construída;
- Mais de 20 salas de aula;
- Espaços para laboratórios;
- Auditório;
- Ginásio poliesportivo.
Além disso, o Governo Federal prevê investimento de R$ 10 milhões para a construção de biblioteca, restaurante estudantil e um novo bloco de salas de aula.
Serviço
Audiência Pública – Levantamento de cursos do novo Campus Boa Esperança
- Data: 2 de julho de 2026
- Horário: 14h
- Local: Espaço de Eventos Oficina da Arte
- Endereço: Avenida Delduque Barbosa, 600, Boa Esperança (MG)
Veja também:
- IFSULDEMINAS em Boa Esperança: Ministro da Educação oficializa novo campus federal nesta quarta-feira
- CEFET-MG está a um passo de virar Universidade Federal Tecnológica e Varginha terá campus
O conteúdo IFSULDEMINAS realiza audiência pública para definir cursos do novo campus em Boa Esperança aparece primeiro em Varginha Digital.


