MEC abre 5 mil vagas em Curso online gratuito de Formação de Professores(as) da Educação Básica

O Curso online gratuito de Formação de Professores(as) da Educação Básica do MEC está com inscrições abertas.

O MECMinistério da Educação – abriu inscrições para o Curso gratuito e online de Formação para Professores(as) das fases iniciais do Ensino Fundamental, com aulas no formato EaD, que devem ser cumpridas em até 180 dias.

Publicidade

Para participar, o aluno precisa apresentar diploma de licenciatura, ou possuir diploma de outra formação superior e exercer atividade docente ou de gestão em instituições públicas ou privadas de ensino.

As inscrições devem ser feitas pelo link no final deste texto, mediante preenchimento dos dados solicitados no formulário eletrônico e envio da documentação exigida em edital:

Publicidade
  • Cópia dos documentos pessoais;
  • Cópia (frente e verso) de diploma de Licenciatura e do Histórico Escolar;
  • Declaração de autenticidade dos documentos apresentados (Anexo II do edital).

Após 45 dias do término dos módulos, o aluno poderá solicitar o certificado de conclusão de curso, que será restrito àqueles que forem aprovados com média igual ou superior a 6.

Ementa

O curso tem duração de 360 horas, distribuídas em cinco módulos: Ciências Humanas; Matemática; Ensino Religioso; Ciências da Natureza; e Linguagens, suas respectivas habilidades e objetos de conhecimento, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando a ampliação da prática docente.

Publicidade

O módulo 1, referente às Ciências Humanas, enfatiza o ensino-aprendizagem de História e Geografia. O Módulo evidencia a importância do raciocínio histórico e geográfico para a formação das crianças e a construção de práticas pedagógicas centradas na faixa etária.

No módulo 2, que discute o trabalho pedagógico na área de Matemática, o professor em formação é levado a refletir sobre o conhecimento matemático como uma elaboração histórica e humana, a partir de reflexões e de atividades práticas.

O módulo 3 debate o trabalho pedagógico na área de Ensino Religioso. A abordagem visa a compreensão do conhecimento religioso como objeto de estudo que remete ao respeito à diversidade cultural, religiosa e espiritual.

Publicidade

O módulo 4 apresenta a relevância do letramento científico e sugere atividades práticas sobre o ensino de Ciências da Natureza. Com foco interdisciplinar, o módulo desenvolve tópicos relacionados a três unidades temáticas: Matéria e energia; Vida e evolução; e Terra e universo.

Por fim, o módulo 5 foca no ensino e na aprendizagem de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, sugerindo caminhos para a ampliação das capacidades expressivas dos alunos, visando a inserção deles na cultura letrada.

Além de estimular a qualidade do ensino, o curso tem como objetivo ampliar o conhecimento profissional dos docentes em relação às diretrizes curriculares dos anos iniciais previstas na BNCC. Para isso, o aluno terá ao seu alcance um ambiente virtual de aprendizagem, com metodologia livre, ou seja, cada participante deve estabelecer sua rotina de estudos.

Publicidade

LINKS IMPORTANTES

Com informações de appsindicato.org.br