Não sou um robô: Entenda o reCaptcha e tire suas dúvidas

não sou um robô reCaptcha

Você já tentou se cadastrar ou fazer login em algum site ou aplicativo e se deparou com a frase “Não sou um robô”? Saiba mais sobre o reCaptcha

Com o cadastro da Caixa, tanto no site, quanto no aplicativo, para recebimento do Seguro Emergencial, vimos muitas pessoas, que não possuem muita afinidade com tecnologia, se depararem com o reCaptcha, com a frase “Não sou um robô” e ficarem perdidas sem saber o que fazer. Não se preocupe, o InfoPapo vai te ajudar.

Aplicativo caixa recaptcha não sou um robô auxilio emergencial
Aplicativo da caixa deixou algumas pessoas em dúvida com a frase ‘Não sou um robô’

Muitas vezes nos deparamos com esta situação, ao tentar se cadastrar em algum site ou fazer login, vemos a frase “Não sou um robô“, e logo algumas imagens estranhas aparecem na tela pedindo pra gente selecionar hidrantes, faixas de pedestres ou semáforos.

Para quem é velho de guerra na informática, já sabe que se trata do reCaptcha, um recurso de segurança que protege sites e aplicativos contra invasões de hackers e pessoas mal intencionadas.

Para confirmar que você “não é um robô” é muito simples, vamos aos passos:

1 – Marque a caixa de seleção ao lado da frase “Não sou um robô”.

2 – Marque as imagens de acordo com o que se pede (geralmente três imagens devem ser marcadas) e clique no botão Verificar.

recaptcha imagem
Você também pode recarregar a imagem ou pular, caso não encontre os quadrados para selecionar ou a imagem pareça confusa.
recapctha

3 – Se você marcou as imagens corretamente, o sistema será liberado, caso você erre, a tela irá recarregar e você deverá tentar novamente.

Se você ver esta imagem significa que tudo está ok e você pode prosseguir

Sobre o reCaptcha

Para entender o que é reCaptcha, precisamos voltar um pouco na história e explicar o que é o Captha.

O ‘Captcha’ é uma sigla, em inglês, para “Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart”, que pode ser traduzido como um “Teste de Turing público completamente automatizado para diferenciar computadores e seres humanos“.

O teste de Turing, que deu nome ao Captcha, trata-se de um procedimento criado pelo matemático Alan Turing em 1950, e envolve a tentativa de diferenciar um humano de uma máquina/robô/computador.

Alan Turing, considerado um dos pais da Computação, teve sua história contada no filme “O jogo da Imitação” que já foi citado aqui no InfoPapo neste artigo.

No entanto, um dos verdadeiros criadores do Captcha, que colocou em prática e adaptou o teste de Turing para os sites atuais, foi Luis von Ahn que além de criar o captcha também é criador do app Duolingo. Confira esta história incrível nesta palestra do TED (ative as legendas caso seja necessário).

Achou útil este artigo? Deixe seu comentário e sugestões sobre o que você gostaria de aprender aqui no InfoPapo!

apoia-se infopapo

Apoie o InfoPapo.
Nossa campanha está disponível neste link aqui do Apoia-se.

Você pode contribuir com qualquer quantia a partir de R$5,00.

Nos ajude a levar mais Informação e Educação em Informática para todos!
Clique aqui e saiba mais sobre a nossa campanha!

Veja também:

Acompanhe o InfoPapo no Facebook e no Instagram

Voltar para a Página Inicial

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo