Publicidade

Não sou um robô: Entenda o reCaptcha e tire suas dúvidas

Você já tentou se cadastrar ou fazer login em algum site ou aplicativo e se deparou com a frase “Não sou um robô”? Saiba mais sobre o reCaptcha.

Você já se deparou com esta frase: “Não sou um robô” seguido de um quadrado para você marcar e algumas figuras aleatórias, como, por exemplo, escadas, pontes, bicicletas, etc.? Hoje em dia esta operação é tão normal que até mesmo quem não possui muita afinidade com tecnologia já se deparou em algum momento com o famoso reCaptcha.

Vamos tentar entender melhor sobre este sistema de segurança e para quem ainda fica perdido ou não consegue resolver as “pegadinhas” e quebra-cabeças do reCaptcha não se preocupe, o InfoPapo vai te ajudar!

Publicidade

Muitas vezes nos deparamos com esta situação, ao tentar se cadastrar em algum site ou fazer login, vemos a frase “Não sou um robô“, e logo algumas imagens estranhas aparecem na tela pedindo para gente selecionar hidrantes, faixas de pedestres ou semáforos.

Quem é velho de guerra na informática, sabe que o reCaptcha é um recurso de segurança que protege sites e aplicativos contra invasões de hackers e pessoas mal intencionadas.

Para confirmar que você “não é um robô” é muito simples, vamos aos passos:

1 – Marque a caixa de seleção ao lado da frase “Não sou um robô”.

2 – Marque as imagens conforme o que se pede (geralmente três imagens devem ser marcadas) e clique no botão Verificar.

recaptcha imagem
Você também pode recarregar a imagem ou pular, caso não encontre os quadrados para selecionar ou a imagem pareça confusa.
recapctha

3 – Se você marcou as imagens corretamente, o sistema será liberado, caso você erre, a tela irá recarregar e você deverá tentar novamente.

Se você ver esta imagem “não sou um robô” significa que tudo está ok com o recaptcha e você pode prosseguir

Sobre o reCaptcha

Para entender o que é reCaptcha, precisamos voltar um pouco na história e explicar o que é o Captcha.

O ‘Captcha’ é uma sigla, em inglês, para “Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart”, que pode ser traduzido como um “Teste de Turing público completamente automatizado para diferenciar computadores e seres humanos“.

O teste de Turing, que deu nome ao Captcha, trata-se de um procedimento criado pelo matemático Alan Turing em 1950, e envolve a tentativa de diferenciar um humano de uma máquina/robô/computador.

Alan Turing, considerado um dos pais da Computação, teve sua história contada no filme “O jogo da Imitação” que já foi citado aqui no InfoPapo neste artigo.

Publicidade

No entanto, um dos verdadeiros criadores do Captcha, que colocou em prática e adaptou o teste de Turing para os sites atuais, foi Luis von Ahn que além de criar o captcha também é criador do app Duolingo. Confira esta história incrível nesta palestra do TED (ative as legendas caso seja necessário).

Beto Menali
Editor de Jornal e Criador de Conteúdo Digital, é Jornalista, Especialista em Tecnologias para Desenvolvimento Web, com formação em Artes Visuais, Sistemas para Internet e Marketing Digital pelo Google, atua também como Desenvolvedor, Professor, Fotógrafo Amador e curioso no Caso ET de Varginha. MTB 0022962/MG.