O que está acontecendo com o Google? Os sites estão morrendo?

Após diversas atualizações e mudanças nos mecanismos de pesquisa do Google, sites sofrem com perda de receita e baixo ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.

Editores e proprietários de sites dos mais variados nichos estão muito insatisfeitos com os resultados de pesquisa mostrados atualmente pelo Google.

Publicidade
site pesquisa google
imagem de divulgação

Após vários upgrades e mudanças nas páginas de pesquisa, agora também entregando resultados gerados por I.A., os sites têm visto seus acessos e faturamento diminuírem drasticamente a cada dia devido ao mau posicionamento ou desaparecimento de suas postagens nas páginas de pesquisas da web.

Segundo o especialista em Tecnologias para Desenvolvimento Web, José Roberto V. Menali comentou ao InfoPapo: “Muitos publishers estão desistindo de trabalhar com o Google e abandonando seus sites, ou buscando outras alternativas e parcerias, outros continuam firmes na sua luta diária tentando melhorar seu conteúdo e seu desempenho na web“.

Publicidade

Nas comunidades e grupos de jornalismo da internet já podemos ver o desânimo e falta de perspectiva de profissionais, jornalistas e editores que vivem de gerar conteúdo e criação de notícias para sites. Nos mais variados nichos, inclusive sites de grande importância como, por exemplo, sites de notícias regionais, que são muitas vezes os únicos a levar informação relevante a populações locais. Isso pode ser muito prejudicial, aumentando ainda mais os Desertos de Notícias e a falta de confiança dos usuários no conteúdo que se encontra na WEB” completa.

Sem nenhum comunicado direto aos sites e sem nenhuma instrução, o Google simplesmente está sumindo com o sites nos resultados de pesquisa, fazendo com que os mesmos despenquem em visualizações e receita. Enquanto isso, os editores e programadores tentam de qualquer forma fazer melhorias, baseados em uma bola de cristal, pois ninguém sabe se há uma solução e o que realmente deve ser feito para que os resultados melhorem.

Nem mesmo as constantes melhorias na experiência de usuário do site ou a luta eterna de ter o Core Web Vitals aprovado, com notas acima de 90 e tudo verdinho tem sido relevante para o aumento dos acessos e visualizações de páginas.

Publicidade

Enquanto isso vemos a web se tornando completamente estranha, com resultados cada vês mais irrelevantes nas pesquisas, priorizando principalmente grandes sites e megacorporações.

A cada acesso mais publicidade, e mais publicidade, e mais publicidade, em todo canto da web, mas a fatia do bolo de quem realmente cria o conteúdo está cada vez menor, na verdade, não há fatia do bolo, os criadores de conteúdo estão ficando com as migalhas.

E a luta diária continua com blogs e portais se matando para aparecer no Discover, no Google News (Google Notícias) e na serp, enquanto vê sua receita de Adsense e publicidade cada vez menor e do outro lado as big thecs crescendo e lucrando cada vez mais com o conteúdo alheio.

Publicidade

A pergunta que fica é: Será que isso vai passar? Ou a internet como conhecemos está realmente morrendo?

Deixe seu comentário e sua sugestão!