Privacidade Hackeada: Documentário da Netflix fala sobre vazamentos de dados do Facebook

Depoimento de Mark
Mark Zuckerberg depõe no Senado — Foto: REUTERS/Leah Millis (G1)

O documentário Privacidade Hackeada veio para nos alertar e mostrar o poder que as redes sociais possuem na sociedade atual.

O documentário Privacidade Hackeada (The Great Hack), foi lançado em 24 de junho de 2019, pela Netflix, e fala sobre o escândalo de hackers Cambridge Analytica.

Quem já viu um anúncio que te convenceu que seu microfone está ouvindo as suas conversas?

Esta é uma das primeiras frases de Privacidade Hackeada, feita pelo Professor David Carroll da Escola de Designer Parsos (EUA), enquanto seu alunos levantam a mão sem pestanejar.

O documentário relata a história da ex funcionária da empresa Cambridge Analytica Brittany Kaiser, uma das principais envolvidas na campanha presidencial de Donald Trump.

Brittany Kaiser, ex-funcionária da Cambridge Analytica
Brittany Kaiser, ex-funcionária da Cambridge Analytica 

Além disso, Privacidade Hackeada, nos mostra como a empresa Cambridge Analytica influenciou nos resultados das Eleições dos EUA em 2016.

Entretanto, a utilização de dados de usuários do Facebook na influência de votos em eleitores indecisos foi decisiva no resultados das eleições.

Segundo o documentário, a manipulação de dados pessoais foi além das eleições, causando efeitos devastadores que colocam em cheque a democracia e, além disso, o poder de decisão do eleitor.

O documentário mostra que a empresa Cambridge Analytica desenvolvia estratégias para as eleições baseada no comportamento de usuários do Facebook.

Os dados coletados de usuários do Facebook, influenciaram em decisões importantes, como por exemplo, o Brexit e segundo o documentário em várias eleições de outros países, inclusive no Brasil.

O documentário mostra, vários depoimentos, incluindo o de Mark Zuckerberg, que chocou o mundo ao admitir erros no Facebook.

Reportagem G1 Zukemberg
Foto: reportagem G1
Confira a matéria

Assista ao trailer de Privacidade Hackeada

Entenda como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica se tornou o símbolo do lado sombrio das redes sociais.

Trailer YouTube Privacidade Hackeada

Link Netflix: Assista agora

Concluindo, o documentário nos alerta como é possível sermos manipulados através de informações que alimentamos nas redes sociais, como por exemplo, nas simples postagem diárias no Facebook.

Portanto, é bom ficarmos atentos ao mundo virtual e nos precaver sobre informações pessoais que postamos nas redes sociais.

Em outras palavras, não existe privacidade na Internet.

Além disso, muito cuidado ao utilizar aplicativos que roubam informações, como por exemplo, jogos que exigem permissões de usuários.

Gostou da matéria? Quer sugerir algum filme, série ou documentário sobre o tema? Deixe seu comentário.

Até breve!

Voltar para a Página Inicial

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo