Publicidade

Receita Federal lança aplicativo documento CPF Digital

aplicativo documento cpf digital

A Secretaria da Receita Federal lançou o aplicativo documento CPF Digital para facilitar o pedido do Auxílio Emergencial.

A Secretaria da Receita Federal está oferecendo ao público o aplicativo documento CPF Digital, desenvolvido pelo Serpro, com a versão digital do cartão de CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O aplicativo irá oferecer ao cidadão funcionalidades para obter auxilio junto aos órgãos do Ministério da Economia, fornecerá uma cópia do seu documento, permitirá uma forma de comunicação direta entre governo e cidadão

Publicidade

Segundo a matéria publicada pelo site da Receita Federal nesta quinta-feira (14), com apoio do Serpro, o país dá um passo importante na digitalização da identificação universal dos brasileiros.

O aplicativo também conta com um ChatBot (programa de computador que simula conversa humana em um chat) para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020 (IRPF).

O CPF Digital já está disponível para download na Google Play App Store (Clique para baixar).

Além de acompanhar as novas gerações de brasileiros desde o nascimento, há mais de um ano o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Conforme Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o governo instituiu o número de CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.

O CPF Digital exibe o cartão do CPF e também envia notificação push contendo notícias aos usuários. O aplicativo, que possui funcionalidade de atendimento virtual, nasce como mais um passo importante na digitalização dos serviços públicos aos brasileiros.

Neste primeiro momento, a funcionalidade de atendimento virtual interativo, que utiliza tecnologia de inteligência artificial, trará informações sobre a declaração do IRPF 2020, esclarecendo dúvidas dos contribuintes a respeito de como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

Segundo o secretário especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, “neste primeiro momento, a prioridade é a utilização do chatbot para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do coronavírus. Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros“, destaca.

O presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade ressalta que o aplicativo CPF Digital abre uma importante porta de serviços para o cidadão. Ela destaca que o Serpro é um forte parceiro da Receita Federal para o cumprimento das missões institucionais do órgão. “Esta iniciativa é mais uma prova que o cidadão brasileiro pode contar com ambas as instituições para promover o fortalecimento do serviço público e a expansão dos serviços digitais. Temos o sentimento de dever cumprido ao entregar mais este serviço ao contribuinte“, enfatiza.

O CPFDigital é um aplicativo gratuito da Receita Federal do Brasil tem como objetivo oferecer ao cidadão diversos serviços vinculados ao seu CPF junto a Receita Federal do Brasil, Ministério da Economia e Governo Federal. Utiliza tecnologia de inteligência artificial para identificação biométrica, disponível apenas para detentores de CNH nesta versão.

Com informações do site Governo Federal: Ministério da Economia

Publicidade

Veja também


Apoia-se InfoPapo Educação em Informática

Apoie o InfoPapo
Nossa campanha está disponível neste link aqui

Você pode contribuir com qualquer quantia.
Mas só se você quiser!

Informática para todos!
Clique aqui para saber mais


whatsapp infopapo
Beto Menali
Editor de Jornal e Criador de Conteúdo Digital, é Jornalista, Especialista em Tecnologias para Desenvolvimento Web, com formação em Artes Visuais, Sistemas para Internet e Marketing Digital pelo Google, atua também como Desenvolvedor, Professor, Fotógrafo Amador e curioso no Caso ET de Varginha. MTB 0022962/MG.