Regras do MEI para 2023, veja o que muda

Mudanças de valores, um possível aumento no limite anual e regras mais rígidas são algumas das alterações para o MEI em 2023.

É muito importante estar sempre por dentro das regras do regime MEI para 2023, tanto para não ter nenhuma surpresa indesejada quanto para não ter dores de cabeça.

Publicidade

Uma das primeiras coisas que você deve saber é que o valor do seu DAS mensal já vai mudar a partir do dia 20 de Fevereiro, o novo valor será de 67.00 para comércio e indústria, 71.00 para prestação de serviços e para quem tem os dois tipos de atividades será de 72.00.

Outra mudança muito aguardada por todos os MEIs é o aumento do limite de faturamento, que poderá passar dos atuais 81.000 para 144.900 por ano, isso dará uma média mensal de pouco mais de R$ 12.000.

Publicidade

Para manter seu MEI em dia e evitar que seu CNPJ seja cancelado é preciso se atentar a alguns detalhes.

O primeiro deles é sempre pagar o seu DAS MEI em dia, ou seja, todo dia 20. O DAS é aquela contribuição que o MEI paga mensalmente, onde está embutido a contribuição com o INSS e também os impostos, ISS e ICMS.

O segundo e não menos importante é você entregar a sua Declarção Anual do MEI (DASN-SIMEI). O prazo começou agora no dia 02 de Janeiro de 2023.

Publicidade

Esssa Declaração deve ser entregue por todos os MEIs que abriram seu CNPJ MEI até o dia 31/12/2022, mesmo os que não movimentaram nada em sua empresa.

Você também pode saber mais sobre as regras do MEI em 2023 consultando o Portal do Empreendedor.

Como abrir uma MEI
Imagem ilustrativa