Seus arquivos já estão na Nuvem? Conheça o Google Drive

google drive nuvem

Pen-drives e Cartões de Memória já estão ficando no passado assim como os DVDs, CDs e Disquetes. A onda agora é o Armazenamento em Nuvem. Conheça o Google Drive.

Chega de ocupar espaço no seu HD. Conheça o Google Drive e armazene seus arquivos na Nuvem!

Embora o armazenamento em nuvem não seja uma novidade, muitas pessoas ainda desconhecem este serviço ou não sabem como utilizar.

Mas afinal o que é Armazenamento em Nuvem?

armazenamento em nuvem

Primeiramente, o armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento de dados do computador no qual os dados digitais são armazenados em conjuntos lógicos. O armazenamento real fica em vários servidores e o ambiente físico geralmente é de propriedade e gerenciado por uma empresa de hospedagem. 

Quando você armazena seus arquivos em nuvem, você está guardando seus arquivo em um computador remoto e utiliza a Internet para acessá-los.

Serviços de Armazenamento em Nuvem

serviços de armazenamento em nuvem

Existem vários serviços de armazenamento em nuvem atualmente, como por exemplo, o Dropbox e o OneDrive, mas este texto vai falar especificamente do Google Drive.

Primeiramente é bom saber que o Google Drive se destaca por vários fatores, como por exemplo, o fato de ser gratuito (até 15 GB).

Outra característica que torna o GDrive mais prático é que para usá-lo basta ter uma conta no Google, ou seja, um e-mail (Gmail). Portanto, se você tem um e-mail fulano@gmail.com, automaticamente você já possui 15 GB de armazenamento gratuito.

Talvez você esteja pensando: Mas só 15 GB!?

Entretanto, este é um espaço consideravelmente bom para guardar arquivos pequenos. Seria necessário muitos arquivos de texto, planilhas e PDFs para preencher este espaço.

O Google Drive também possui planos de armazenamento maiores (serviço pago) caso o usuário ache necessário.

O InfoPapo vai dar algumas dicas para você tirar melhor proveito do seu espaço de armazenamento em Nuvem.

Como já foi dito, o Google disponibiliza 15 Gigabytes de armazenamento gratuito para cada conta de e-mail, ou seja, se você possuir dois e-mails do Google automaticamente você terá 30 GB de espaço.

O Armazenamento em Nuvem, possibilita que você tenha seus arquivos em mãos rapidamente em qualquer dispositivo. Hoje em dia a maioria dos celulares já possuem o aplicativo do Google Drive instalado de fábrica.

Além da facilidade de acessar seus arquivos de qualquer dispositivo e da agilidade de ter sempre seus arquivos mais importantes em mãos, os arquivos armazenados no Google Drive também podem ser compartilhados de forma muito fácil.

Compartilhamento

O compartilhamento de arquivos em nuvem gera uma praticidade enorme quando tratamos de trabalhos colaborativos.

Você pode compartilhar um arquivo e configurar suas permissões de compartilhamento. Normalmente existem três opções de compartilhamento, onde a pessoa com quem você compartilhou tem as opções de: editar, visualizar ou comentar no arquivo compartilhado.

Como utilizar

No Smartphone

Na maioria dos smartphones atuais que utilizam o sistema Android o Google Drive já vem instalado junto a outros aplicativos do Google.

Procure em seu smartphone por “Google Drive”, “GDrive” ou pelo ícone abaixo:

Caso você não tenha o app em seu celular basta instalar através dos link abaixo:

ios

No computador

Outra opção bem interessante é poder instalar o software Backup e Sincronização do Google em seu Computador ou Notebook, desta forma é possível configurar suas pastas no Gerenciador de Arquivos do Windows e selecionar quais pastas serão sincronizadas com o Google Drive. Você pode baixar o software no link abaixo:

baixar no windows

No navegador

Para acessar o Google Drive através do navegador web, basta ir para a página inicial do Google e logar com seu e-mail (Gmail).

Depois de logado, clique nos quadradinhos ao lado do login e o Google Drive aparecerá.

Ao abrir o Google Drive você verá uma espécie de Gerenciador de Arquivos, onde é possível criar e editar pastas, arquivos, e várias funcionalidades que falaremos em breve.

google drive infopapo

Conclusão

O espaço de armazenamento gratuito pode ser muito bem aproveitado caso os arquivos não sejam grandes.

Uma boa opção é utilizar também o Google Fotos que possui basicamente a mesma função do Google Drive porém ele é específico para fotos e vídeos curtos.

armazenamento em nuvem

No caso de armazenamento de vídeos, uma boa opção de armazenamento gratuito pode ser o YouTube.

Em breve falaremos mais sobre o armazenamento de vídeos e imagens na nuvem. Acompanhe o InfoPapo e fique atualizado!

Outro fato importante é que o Google Drive não é apenas um espaço de armazenamento em nuvem, o Gdrive é uma plataforma com recursos incríveis e muitas opções, mas isto fica para um próximo texto aqui do InfoPapo, em breve voltaremos a falar sobre ele.

O Google Drive também se integra a vários aplicativos Google, como por exemplo, o Google Keep, Google Docs, Google Forms e Planilhas do Google (clique para saber mais).

E você já utiliza algum serviço de armazenamento em nuvem? Deixe seu comentário e fale mais sobre sua experiência!


Veja também:

Apoia-se InfoPapo Educação em Informática

Apoie o InfoPapo
Nossa campanha está disponível neste link aqui

Você pode contribuir com qualquer quantia.
Mas só se você quiser!

Informática para todos!
Clique aqui para saber mais

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo