Seus arquivos já estão na Nuvem? Conheça o Google Drive

Pen Drives e CDs estão ficando no passado quando se trata de armazenamento de arquivos. O Armazenamento em Nuvem chegou para ficar. Conheça o Google Drive.

Você já ouviu falar em Cloudin Computing? Em português significa Computação em Nuvem. E o Google Drive você já utiliza? Neste texto vamos aprender a utilizar o drive gratuito disponibilizado para pessoas com conta no Google.

O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento em computadores e servidores hospedados em datacenters e interligados por meio da Internet.

Em outras palavras, a Computação em Nuvem permite que você armazene seus arquivos on-line, ou seja, seus arquivos ficam armazenados em um computador de uma empresa e você poderá acessá-los em seu dispositivo à distância, bastando apenas estar conectado a Internet.

Embora o armazenamento em nuvem não seja uma novidade, muitas pessoas ainda desconhecem este serviço ou não sabem como utilizar.

Mas afinal o que é Armazenamento em Nuvem?

armazenamento em nuvem

Primeiramente, o armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento de dados do computador no qual os dados digitais são armazenados em conjuntos lógicos. O armazenamento real fica em vários servidores e o ambiente físico geralmente é de propriedade e gerenciado por uma empresa de hospedagem. 

Quando você armazena seus arquivos em nuvem, você está guardando seus arquivo em um computador remoto e utiliza a Internet para acessá-los.

Armazenamento em Nuvem, possibilita que você tenha seus arquivos em mãos rapidamente em qualquer dispositivo. Hoje em dia a maioria dos celulares já possuem o aplicativo do Google Drive instalado de fábrica.

Além da facilidade de acessar seus arquivos de qualquer dispositivo e da agilidade de ter sempre seus arquivos mais importantes em mãos, os arquivos armazenados no Google Drive também podem ser compartilhados de forma muito fácil.

Vantagens do Armazenamento em Nuvem

  • Economia de espaço em seus drives físicos (HD, Pen Drive, Cartão de Memória, etc)
  • Acesso aos seus arquivos a qualquer momento e local (desde que esteja conectado à Internet).
  • Acesso a seus arquivos diretamente em seu Smartphone.
  • Segurança dos seus dados e backups. Com seus arquivos armazenados em Nuvem dificilmente você irá perdê-los (a não ser que os apague acidentalmente no servidor).
  • Sincronização automática com seus dispositivos.
  • Compartilhamento de arquivos e pastas com seus contatos.

Serviço gratuito e pago

Existem várias empresas atualmente oferecendo serviços de armazenamento em nuvem, como por exemplo o DropBox, One Drive, Mega e outros.

Este artigo vai focar no Google Drive, por se tratar de um serviço com uma boa gama de recursos gratuitos, além de ser um dos mais utilizados do momento.

A Nuvem no Google Drive

O Google Drive oferece gratuitamente 15 GB de armazenamento, para usufruir desse espaço basta ter uma conta do Google (Gmail).

Se você utiliza celular com o Sistema Android provavelmente já tem o Google Drive em seu Smartphone.

O GDrive também pode ser instalado em PCs e sincronizar os arquivos em Nuvem diretamente com sua máquina.

O aplicativo está disponível para Android e IOS. Para usuários do Sistema Operacional Windows existe o Software Backup e Sincronização do Google.

Escolha abaixo a melhor opção para você baixar:

O espaço de armazenamento da opção gratuita do Google Drive é de 15 GB, espaço bem satisfatório para armazenamento de documentos e arquivos menores.

No entanto, se você possui mais de uma conta Gmail, você terá 15 GB por conta, em outras palavras, você pode criar uma conta pessoal e uma profissional por exemplo, e você terá 30 GB de espaço total de armazenamento.

Se você precisa de mais espaço de armazenamento, existem os planos pagos do Google Drive, o Google One.

Existem várias opções de planos, como por exemplo, o plano mais básico com o valor de R$ 6,99 por mês (por 100 GB), um ótimo espaço de armazenamento para os usuários comuns.

Para conhecer os planos consulte o site do Google One para mais informações.

No Windows

O Google Drive para Windows permite que você integre no máximo 3 contas de e-mail.

Embora seja uma opção muito útil, estas tarefas de sincronizações constantes podem deixar seu computador lento.

O aplicativo para a versão de computador cria pastas e atalhos no Gerenciador de Arquivos do Windows, onde manterá seus arquivos atualizados.

Cuidado: Utilize o Google Drive do Windows apenas em seu computador pessoal, pois os arquivos ficam disponíveis no computador.

Utilizando o serviço de nuvem do Google Drive na prática

Vamos ensinar como utilizar o Google Drive sem precisar instalar nenhum programa, apenas utilizando o navegador da Internet.

Vamos utilizar o Google Chrome no nosso exemplo, no entanto, se você utiliza outros navegadores o processo será bem semelhante.

Primeiramente, faça login (entrar com seu e-mail e senha) em sua conta do Google, com o seu Gmail.

Depois clique na “gradinha” no topo da tela e aparecerá vários aplicativos disponíveis em sua conta. Clique sobre o Google Drive.

Então, abrirá a tela principal do seu Google Drive

A tela acima é a tela principal do Google Drive, nela você encontrará várias opções, mas o mais importante saber é que ela funciona de forma semelhante a um Gerenciador de Arquivos.

Basta você arrastar um arquivo e soltar no meio da tela e o arquivo já será carregado para a Nuvem do Google Drive.

Você também poderá criar arquivos novos e separá-los por pastas, diretamente no GDrive.

Compartilhando Pastas e Arquivos

Para compartilhar um arquivo do Google Drive com seus contatos é muito simples (é necessário que seu contato também tenha uma conta do Google).

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolha a opção Compartilhar, então, é só digitar o e-mail do seu contato e enviar.

No Smartphone

No Smartphone você poderá salvar ou compartilhar arquivos diretamente no Google Drive. Basta escolher a opção Salvar no Drive e o arquivo irá diretamente para seu GDrive.

Concluindo

O Google Drive conta com várias opções, no entanto, este artigo tem como objetivo ensinar a utilizar suas funções mais básicas e essenciais.

O Google Drive também se integra ao Google Keep, ao Google Docs e ao Google Forms, em breve traremos mais conteúdo sobre o assunto, então fique ligado aqui no InfoPapo .

# nuvem # google drive

Voltar para a Página Inicial

2 Comments

    • Já usei o Mega tbem, mas continuo preferindo o GDrive pela integração com outros apps e o fácil acesso.

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo