Tudo o que você precisa saber sobre o Teste ANPAD para a sua Pós-Graduação

Atualmente, o Teste ANPAD é utilizado por mais de 220 cursos de Pós-Graduação em seus processos seletivos para Mestrado e Doutorado.

O Teste ANPAD é um teste de proficiência aplicado em âmbito nacional desde 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atualmente é utilizado nos processos de seleção de cursos de Mestrado e Doutorado em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e áreas afins das mais importantes instituições públicas e privadas de Ensino Superior do Brasil.

Publicidade

O Teste ANPAD é aplicado em duas modalidades:

Orientação Acadêmica: voltado para mestrados e doutorados acadêmicos, avalia o domínio de línguas portuguesa e inglesa, bem como habilidades de raciocínio lógico-quantitativo e analítico; e

Publicidade

Orientação Profissional: voltado para mestrados e doutorados profissionais, avalia o domínio de línguas portuguesa e inglesa, de Métodos de Mensuração e Análise de Dados, bem como a capacidade de análise de Casos Interdisciplinares que demandam uma tomada de decisão.

Por ser um teste de proficiência, tem por objetivo aferir o conhecimento do participante nas matérias que o compõem. Nas diversas versões do Teste ANPAD, objetiva-se indicar escores de conhecimento em determinada matéria.

A ANPAD não define vagas nem seleciona candidatos para os cursos que utilizam os resultados do Teste ANPAD. A ANPAD apenas fornece a esses cursos a pontuação daqueles que realizaram o Teste.

Publicidade

Se você tem interesse em participar de processos seletivos dos cursos de mestrado e doutorado que solicitam a pontuação do Teste ANPAD precisa entrar em contato com a secretaria desses cursos para obter informações sobre como se candidatar.

Você pode realizar o Teste ANPAD quantas vezes desejar. Seus resultados são válidos por até 2 (dois) anos. Contudo, cada instituição tem autonomia para definir, dentro desse prazo, os resultados da(s) edição(ões) que deseja utilizar.

A ANPAD não define vagas nem seleciona candidatos para os cursos que utilizam os resultados do Teste ANPAD. A ANPAD apenas fornece a esses cursos a pontuação daqueles que realizaram o Teste. Orientamos que entre em contato com o curso desejado para verificar se o edital de seleção especificou o uso de uma das modalidades. Os cursos usuários do Teste ANPAD têm competência exclusiva para definir qual modalidade utilizar em seu processo de seleção.

Publicidade

Quem pode fazer o Teste ANPAD?

O Teste pode ser feito por qualquer pessoa que se inscreva – mediante pagamento da taxa de inscrição ou obtenção de isenção, conforme previsto nas políticas de isenções vigentes do Teste ANPAD.

Quem utiliza os resultados do Teste ANPAD?

Publicidade

Em geral, quem utiliza o resultado do Teste ANPAD são cursos de mestrado e doutorado, das modalidades acadêmica ou profissional, de instituições de ensino superior privadas ou públicas, como parte de seus processos seletivos. O resultado do Teste também pode ser utilizado por outras instituições e organizações interessadas em aprimorar a seleção de pessoas, como universidades e centros de pesquisa privados ao contratarem docentes e pesquisadores.

Quando acontece o Teste ANPAD?

O Teste ANPAD é aplicado quatro vezes ao ano, geralmente em fevereiro, junho, setembro e novembro.

O Teste ANPAD é on-line e pode ser realizado pelo inscrito em sua residência ou qualquer outro local, desde que esteja sozinho, em ambiente sem contato com terceiros ou circulação de pessoas e respeitados os seguintes requisitos: computador (desktop ou notebook), com webcam e microfone (ambos funcionando perfeitamente), e acesso à internet. Veja os requisitos completos disponível no link “Orientações Técnicas” no final do texto.

O Teste ANPAD possui normas e ações de segurança digital baseadas em ferramentas especializadas para garantir a veracidade das informações e evitar fraudes durante a realização do Teste (gravação de tela; proctoring por inteligência artificial; proctoring guiado por humano ao vivo; gravação do vídeo, som e tela dos participantes; e processo de autorização para início do Teste).

Para mais informações clique nos links abaixo: