
Universidade garante 12 graduações inéditas, reforço de pessoal, R$ 10 milhões em equipamentos e amplia educação infantil e saúde regional
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerra o ano com um pacote robusto de conquistas institucionais que marca um novo ciclo de crescimento acadêmico, científico e social. Em agenda oficial realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Brasília, o reitor professor José Roberto Scolforo consolidou, junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), avanços que envolvem novos cursos, concursos públicos, investimentos em infraestrutura, ampliação da educação infantil e a maior reformulação já aprovada para o Hospital Universitário da instituição.
Doze novos cursos reposicionam a UFLA no cenário nacional
O principal anúncio é a criação de 12 novos cursos de graduação, dentro do Plano de Ampliação Acadêmica pactuado com o MEC. Desse total, dez cursos estão concentrados nas áreas de Saúde, Tecnologia e Inovação:
- Enfermagem
- Terapia Ocupacional
- Fonoaudiologia
- Inteligência Artificial
- Sistemas para Internet
- Segurança de Dados
- Jogos Digitais
- Viticultura e Enologia
- Tecnólogo em Automação Industrial
- Engenharia Financeira e Inovação Digital
A previsão é que essas graduações tenham início no segundo semestre de 2026, abrindo 510 novas vagas anuais e alcançando cerca de 1.730 estudantes matriculados quando as turmas estiverem completas.
Além desses cursos, foram confirmadas duas graduações adicionais: Ciências Sociais, atendendo a uma demanda histórica da Faelch, e Gestão do Agronegócio, que será ofertado pela Esal, reforçando a vocação regional da Universidade.
Concursos públicos e recomposição do quadro de servidores
A expansão acadêmica será acompanhada pela ampliação do quadro de pessoal. Para os novos cursos, está prevista a contratação de 140 docentes e 84 técnicos administrativos nos níveis D e E ao longo dos próximos dois anos.
Além disso, a UFLA foi autorizada a abrir 34 novas vagas para técnicos administrativos nível E, com edital previsto ainda para este ano e provas programadas para maio de 2026. Também foram liberadas 15 vagas para docentes, destinadas à recomposição de áreas estratégicas, aguardando apenas a liberação dos códigos de vaga para início do processo seletivo.
Educação infantil dobra capacidade de atendimento
Outro avanço relevante envolve a educação básica. A liberação de 10 vagas para professores EBTT permitirá a ampliação do atendimento no Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (CapNedi/UFLA). A partir de 2027, a capacidade será duplicada, com a criação de 94 novas vagas no período da manhã.
O reitor também confirmou que o CapNedi será elevado ao status de diretoria, fortalecendo sua estrutura administrativa e pedagógica.
Investimentos garantidos para laboratórios e infraestrutura
No âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a UFLA assegurou R$ 10 milhões em recursos destinados à aquisição de equipamentos e ao fortalecimento da infraestrutura dos câmpus de Lavras e Paraíso. Segundo a Reitoria, os investimentos vão modernizar laboratórios e unidades acadêmicas, alinhando a Universidade às exigências tecnológicas das novas formações.
Hospital Universitário terá maior ampliação já aprovada
Durante reunião na Ebserh, foi consolidada a maior reformulação do projeto do Hospital Universitário da UFLA. A ampliação prevê aumento da área construída, incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica, além da integração de uma nova área onde atualmente funciona o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras.
Com a aprovação do novo projeto, o Ministério da Saúde elevou o teto de investimento, garantindo condições para execução da obra até 2027. Em visita recente à UFLA, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou o início das obras em março de 2026, com conclusão prevista para 2027, quando o hospital passará a atender a população de Lavras e de outros 53 municípios da região.
Novo ciclo de crescimento institucional
Ao avaliar os avanços, o reitor José Roberto Scolforo destacou que as conquistas impactam diretamente a organização, a gestão e o papel social da Universidade nos próximos anos. Ele também citou o Programa Inov@ação UFLA, atualmente em fase de recebimento de projetos, como parte desse movimento de fortalecimento institucional.
Segundo o reitor, o conjunto de medidas projeta a UFLA para um novo patamar de expansão acadêmica, científica e social, reforçando seu papel no desenvolvimento regional e nacional.
Participe dos Grupos no WhatsApp!
O conteúdo UFLA anuncia 12 novos cursos de graduação e abertura de concursos públicos aparece primeiro em Varginha Digital.



