UFV abre 60 vagas no curso de Licenciatura em Educação do Campo

A UFV recebe inscrições para o curso de Licenciatura em Educação do Campo através de processo seletivo.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está com inscrições abertas para o processo seletivo que prevê o preenchimento de 60 vagas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA), habilitação em Ciências da Natureza, com ingresso no primeiro semestre. As inscrições vão até 29 de janeiro e, segundo o edital, devem ser realizadas somente pela internet.

Para concorrer às vagas, o candidato deverá obrigatoriamente ter participado de, pelo menos, uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2019 e 2023 e efetuar sua inscrição conforme as normas estabelecidas no edital. Não será considerada a inscrição do candidato que tiver obtido nota zero na prova de redação do Enem.

Publicidade

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LICENA) da UFV é marcado pela flexibilidade, não somente na abordagem da noção ampliada de ciência, mas, principalmente, na adoção de uma noção pedagógica que reconhece tempos e espaços distintos como uma diversidade na unidade educacional.

Essa abordagem é própria da Pedagogia da Alternância, que articula diferentes tempos e espaços pedagógicos (Tempo Universidade e Tempo Comunidade), vinculados à experiência no campus universitário e na vida social ampliada – a realidade cotidiana dos estudantes.

O Projeto Pedagógico do curso propõe um olhar epistemológico que, além de não estabelecer fronteiras rígidas entre as áreas das Ciências da Natureza e Ciências Sociais, coloca o saber popular em diálogo com o saber científico. Essa perspectiva possibilita a estes saberes um regime de colaboração, como partes complementares, constituintes do saber do professor.

A articulação entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade é feita a partir da elaboração e execução de Produtos Pedagógicos que contemplam dimensões social, política, econômica e ambiental, e tomam como ponto de partida a realidade dos estudantes em inter-relação com os conhecimentos adquiridos no percurso formativo acadêmico.

Publicidade

O percurso do estudante no curso se organiza a partir de eixos temáticos, por ano, e temas articuladores, por semestre, que facilitam o diálogo e integração entre os diferentes domínios/disciplinas cursados a cada período, bem como entre os saberes acadêmicos e populares e entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

Para mais detalhes

Todos os detalhes de cronograma a documentos exigidos para matrícula e o link para inscrição podem ser acessados pelo site dos Processos Seletivos da UFV: www2.pse.ufv.br.

Outros links úteis: Edital do processo seletivo, Página do Curso.