Ok Google: O futuro chegou! Saiba como poupar tempo com o Google Assistente

ok google assistente

“Pronto para ajudar, onde quer que você esteja”. Para utilizar o Google Assistente, basta manter o botão home do seu smartphone pressionado ou falar “Ok Google”

Ok Google: O Google Assistente é uma das novas tecnologias do Google, que vem facilitando a vida de todo mundo diariamente. Quando aprendemos a utilizar os comandos de voz temos uma sensação de que o futuro dos filmes de ficção científica que assistimos a algum tempo realmente chegou.

Disponível para a maioria dos celulares atuais, tanto para Android como para IOS, muitas pessoas ainda não utilizam o recurso por falta de conhecimento de sua disponibilidade em seu celular ou por não conhecerem os comandos de voz.

Pensando nisso o InfoPapo resolveu fazer um guia com as funções mais utilizadas para poupar seu tempo e fazer você digitar muito menos no seu dia a dia!

Para não confundir o aprendizado, este artigo mostrará apenas a utilização mais básica do Assistente, que já é bastante coisa. Uma boa sugestão é ir se acostumando com os comandos mais simples primeiramente para depois aprender novos comandos. Então, acompanhe o InfoPapo, pois em breve traremos um tutorial avançado sobre o tema.

O Google Assistente já vem instalado na maioria dos celulares com sistema Android. Nos dispositivos com sistema IOS é necessário instalar o app. Caso você ainda não tenha o Google Assistente em seu celular baixe nos links abaixo:

ios
android google play

Começando a utilizar o Google Assistente

O celular deve estar destravado (desbloqueado com sua senha ou digital), então, basta dizer: Ok Google!

Você ouvirá um bip e a tela do Google Assistente aparece no seu smartphone:

Tela inicial do Google Assistente

Comandos de Voz

Lembrando que você sempre deve dizer antes do comando:

OK GOOGLE!

Vá para
Após dizer o comando Vá para, fale o endereço e a assistente irá localizar e abrir o Google Maps, traçando a melhor rota para seu destino, basta então clicar em iniciar e seguir viagem. Ex: Vá para a Avenida Brigadeiro Faria Lima, 118.

Ativar alarme para
Diga o horário e seu alarme estará ativado: Ex: Ativar alarme para 7 da manhã.

Ligue para
Para fazer uma ligação basta dizer o comando: Ligue para e dizer o nome do contato. Ex: Ligue para “Mãe”.

Conte uma piada
A assistente do Google tem um repertório muito bom, com piadas curtas e bastante criativas, tenho que confessar que dei boas risadas.

Um pouco mais de diversão
A assistente irá mostrar algumas opções de entretenimento.

Desafio Surpresa
Alguns desafios bem variados para passar o tempo.

Jogar
O Google ira oferecer algumas boas opções de jogos como o Akinator e Galinha Pintadinha, diversão para todas as idades.

Veja mais algumas opções na galeria de imagens abaixo:

  • ok google

Criar Rotina

Uma opção muito interessante do Google assistente é criar uma rotina diária, para isso, diga Ok Google: e após o bipe diga: Bom dia!

A assistente do Google irá mostrar alguns dados interessantes para começar seu dia, como por exemplo, o clima (baseado em sua localização) e seus compromissos marcados em sua agenda do celular.

Esta rotina pode ser personalizada de forma bem intuitiva após sua primeira utilização.

Concluindo

O Google vem aprimorando cada vez mais seu assistente de voz, a tendência é que em breve poderemos utilizar muito mais funções e esses comandos se integrarão também com aparelhos eletrônicos e com a nossa casa, fazendo desde tarefas mais simples como também algumas tarefas mais avançadas.

Imagine você entrando em sua casa e dizendo “Ok Google acenda a luz” ou “Ok Google tranque todas as portas”. Na verdade, tecnologias como estas já estão disponíveis, com a Internet das Coisas e as Casas Inteligentes (em breve falaremos mais sobre isso).

Os Assistente do Google já está presente em aparelhos de som, alto-falantes, TVs e em breve será muito popular, por isso é bom ir se acostumando e aprendendo a utilizar os comandos.

Achou útil este artigo? Deixe seu comentário e sugestões sobre o que você gostaria de aprender aqui no InfoPapo!

Acompanhe o InfoPapo no Facebook e no Instagram

Voltar para a Página Inicial

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo