Publicidade

Como criar um formulário de pesquisa e compartilhar na Internet

Hoje vamos ensinar como criar um formulário de pesquisa utilizando o “Formulários do Google”.

Você conhece o Google Forms ou “Formulários do Google“?

Com ele é possível criar formulários de pesquisas em geral e compartilhar na Internet de forma simples e fácil.

Publicidade

Os formulários podem ser utilizados tanto por empresas como por profissionais autônomos e estudantes, por exemplo: Podemos utilizar um formulário de pesquisa para saber o interesse dos clientes em um produto, para conhecer melhor um candidato a uma vaga de emprego, para criar uma avaliação para os alunos e etc.

Clique aqui para ir para a página inicial do Google Forms ou “Formuários do Google”

Mão na massa

Criando o formulário

Primeiramente vamos aprender a criar um formulário.

É necessário estar logado a uma conta do Google, entre com seu Gmail para criar um formulário.

Para criar um formulario, clique neste link para ser direcionado até a página incial dos Formulários do Google.

Tela incial do Formulários do Goole

Você encontrará na tela incial alguns modelos prontos, como visto na imagem acima, se achar melhor clique no modelo “Em branco”.

A partir deste passo é tudo muito intuitivo. Criem um título e uma descrição para o seu formulário.

Crie uma pergunta e ao lado selecione o tipo de campo que o usuário irá responder (múltipla escolha, resposta curta, caixas de seleção e etc).

Abaixo você econtrará um botão onde você pode escolher se a pergunta será obrigatória ou não.

No entanto, também há um ícone para copiar a pergunta e um ícone da lixeira para excluir a pergunta.

Publicidade
Formulário em branco

No menu suspenso, ao lado direito, você encontra alguns botões, como por exemplo, o botão de + para adicionar uma pergunta. Os outros botões servem para adicionar imagem, vídeo, descrição e uma nova seção para a pergunta.

O formulário é salvo automaticamente a todo instante, no entanto, o salvamento acontece diretamente na sua conta do Google, dentro do Google Drive.

Ao terminar de escrever as perguntas clique no botão ENVIAR no menu localizado no topo da página.

Enviando o formulário para seus contatos

Você pode enviar seu formulários de três formas:

  • Por e-mail: Clique no símbolo do enveope como visto na figura acima para enviar diretamente para o e-mail dos seus contatos
  • Gerando um link para compartilhar nas redes sociais: Para enviar seu formulário para seus contatos no WhatsApp, no Facebook ou em outras redes sociais, clique no símbolo de compartilhar e aparecerá um link para você copiar.
  • Inserindo em seu site: Para inserir seu formulário em um site clique no símblolo < >, copie o código e cole no seu site.

Muito simples né?

Acompanhando as respostas

Agora que você já criou e enviou seu formulário, volte na página onde você criou suas perguntas e clique no menu Respostas.

Então aprecerá os resultados com os respectivos gráficos:

Resultados do Formulário do Google

Dicas para criar um bom formulário

Embora seja muito fácil criar e responder a um formulário do Google, é necessário que o formulário tenha algumas características para ser bem recebido:

  • Em primeiro lugar as perguntas devem ser simples, curtas e o mais diretas possíveis.
  • Especifique na descrição do formulário o motivo da pesquisa.
  • Ao inserir o campo de e-mail no formulário, o usuário terá que se identificar para respondê-lo.
  • Muitas pessoas não gostam de deixar seu e-mail ou contato, então certamente um formulário que possa ser respondido de forma anônima costuma ter melhores resultados, por outro lado, é sempre bom saber quem respondeu ao formulário.
  • Faça somente as perguntas realmente necessárias, as pessoas fogem de pesquisas demoradas.
  • Ao enviar o formulário para seus contatos seja cordial, diga o motivo da pesquisa e especifique o tempo que será gasto para respondê-lo.

Concluindo

Um formulário deve ser simples e direto. Deve levar em média 2 minutos para ser respondido.

Além disso é necessário deixar claro aos pesquisados se suas respostas serão expostas ou não.

Beto Menali
Editor de Jornal e Criador de Conteúdo Digital, é Jornalista, Especialista em Tecnologias para Desenvolvimento Web, com formação em Artes Visuais, Sistemas para Internet e Marketing Digital pelo Google, atua também como Desenvolvedor, Professor, Fotógrafo Amador e curioso no Caso ET de Varginha. MTB 0022962/MG.