Vai viajar? Conheça o Blablacar e aprenda como usá-lo

Você já ouviu falar do BlaBlaCar? Um aplicativo de caronas compartilhadas que veio para facilitar a vida de quem gosta de viajar.

O BlaBlaCar é um aplicativo gratuito e não estamos sendo pagos pela empresa criadora do aplicativo (mas estamos abertos a propostas😋).

O intuito é divulgar o app porque assim mais pessoas utilizarão essa ferramenta, afinal, quanto mais pessoas conhecerem o aplicativo mais caronas serão oferecidas.

O BlaBlaCar conecta pessoas que procuram carona e que ofereçam carona para viagens de longa distância.

Embora alguns motoristas utilizem o aplicativo porque gostam de companhia para viajar, o principal motivo da carona compartilhada é dividir os custos da viagem.

Existem pessoas que utilizam o BlaBlaCar como uma renda extra, como por exemplo vendedores que viajam sozinhos e utilizam o app para dividir os custos da viagem com passageiros em busca de carona compartilhada.

Por outro lado os passageiros buscam no aplicativo a praticidade que uma viagem de carro traz em relação a viagens de ônibus, além do valor que sai mais em conta, há também mais conforto e menos paradas no trajeto.

O BlaBlaCar é muito utilizado pelo mundo, mas devemos ter o CUIDADO ao oferecer ou reservar caronas com estranhos.

Cuidados:

Antes de embarcar em uma carona ou oferecer uma vaga no seu carro é bom seguir alguns passos preventivos:

Uma boa dica é pegar o contato da pessoa no app (Whatsapp) antes de confirmar e bater um papo para se conhecer.

Também é bom verificar as rede sociais (Facebook) do usuário do app.

O aplicativo também possui um sistema de notas e comentários, tanto para quem oferece, como para quem busca a carona. Leia as avaliações feitas pelos usuários dentro do aplicativo porque assim terá mais confiança e SEGURANÇA

Como funciona:

O BlaBlaCar é simples de utilizar, são basicamente 2 opções:

Oferecer Carona e Procurar Carona.

 

Oferecer Carona

Na primeira vez que acessar o aplicativo, será necessário cadastrar alguns dados como por exemplo o modelo do veículo e a CNH.

Para oferecer uma carona no app, basta preencher algumas perguntas:

  1. De onde você vai sair? (Digite o nome da cidade ou busque no mapa do aplicativo)
  2. Onde você gostaria de buscar seus passageiros? (Especifique o local, como por exemplo: Rodoviária de Tiradentes)
  3. Para onde você vai? (Digite a cidade de destino)
  4. Deseja adicionar cidades de passagem para que mais passageiros possam reservar? (Nesta opção você pode adicionar cidades que se encontram no meio do percurso)
  5. Quando você vai? (Marque a data de saída)
  6. A que horas vai buscar seus passageiros? (O horário de saída)
  7. Quantos lugares estão disponíveis no carro? (O aplicativo sugere que um lugar fique vazio poque assim haverá mais conforto para os passageiros, entretanto você pode decidir quanto lugares irá disponibilizar)
  8. Permitir que o passageiros reservem instantaneamente? (Esta opção serve para permitir que os passageiros reservem instantaneamente a carona, ou você pode marcar a outra opção onde você verá a solicitação antes de decidir se aceita o passageiro)
  9. Estipular o valor da carona (O aplicativo recomenda os valores baseados na distância, mas o motorista pode estipular o valor que preferir)
  10. Ofereça a carona para o retorno (Você poderá deixar marcado a volta disponível para os passageiros)
  11. Deixe uma mensagem para os passageiros? (Este campo é livre para você deixar sua mensagem, por exemplo: “Meu cachorro estará no banco traseiro”.

Pronto. Sua carona foi publicada no BlaBlaCar, agora é só aguardar o contato dos passageiros.

Procurar Carona

O processo aqui é bem semelhante ao descrito acima, vamos aos passos:

  1. Digite o local de origem e o local de destino, ou busque no mapa do aplicativo. Defina a data e hora que pretende sair e clique em PROCURAR.
  2. Você então irá visualizar todos os motoristas que oferecem carona no dia escolhido. Neste ponto você poderá entrar e visualizar os detalhes da carona oferecida, o horário de saída e de chegada, além do perfil do motorista, as avaliações e o valor cobrado.
  3. Após escolher uma carona entre em contato com o motorista e finalize os detalhes como por exemplo o ponto de encontro.

Concluindo, se utilizou o aplicativo como passageiro, avalie o motorista, como por exemplo: “O motorista dirige com segurança e possui um bom papo, recomendo!”.

O motorista também avaliará o passageiro após a viagem.

É importante ser gentil e sincero ao avaliar porque as avaliações ficarão visíveis no perfil do usuário.

O BlaBlaCar é um aplicativo gratuito e se encontra disponível na Google Play e na App Store (clique nos links para baixar o app).

Se utilizou o aplicativo e gostou deixe seu comentário e avalie na plataforma onde baixou, isso ajudará os desenvolvedores a aprimorarem os serviços.

Gostaria e saber mais sobre algum aplicativo? Deixe nos comentários abaixo.

Voltar para a Página Inicial

 

 

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo