Aprenda a fazer a higienização do seu celular ou notebook e proteja-se do Coronavírus

higienização smartphone

Veja como fazer uma higienização de forma correta no seu aparelho celular e evite o Coronavírus.

Em tempos de pandemia, o mundo todo está repensando novos hábitos de higiene, sempre que chegamos em casa, nos preocupamos em passar álcool em gel nas mãos, deixar os sapatos de fora e ir direto para o banho, mas e o smartphone? Confira as dicas de como fazer a higienização do seu celular corretamente.

Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia é uma das maneiras de minimizar a propagação do Coronavírus e reduzir as chances de contaminação, mas em tempos de pandemia, nos preocupar com a higienização do nosso celular também é fundamental.

Os smartphones são capazes de armazenar muita sujeira e resquícios do vírus. Portanto, é preciso limpá-lo com frequência, caso contrário, lavar as mãos somente não será suficiente.

Como limpar o notebook ou celular corretamente?

Álcool gel, água e sabão são indicados para a limpeza das mãos, mas você não deve aplicar esses produtos nos seus eletrônicos. Por essa razão, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os materiais mais adequados e os procedimentos corretos para limpar os eletrônicos. Aqui vão algumas dicas para você reforçar os cuidados com a higiene dos seus produtos.

ATENÇÃO! Desligue o eletrônico antes da limpeza

Lembre-se de desligar os eletrônicos antes de fazer qualquer tipo de limpeza neles. No caso dos aparelhos celulares, a recomendação é que você retire a capinha para que possa fazer uma limpeza mais completa. No caso de PCs e notebooks, desconecte todos os cabos e acessórios.

1. Use álcool isopropílico 70%

Em lojas de eletrônicos você pode encontrar com facilidade o álcool isopropílico 70%. Ele é indicado como o produto ideal para a limpeza de smartphones e computadores. Porém, em hipótese alguma você deve mergulhar o produto nessa substância. O ideal é umedecer um pano apropriado e passar com cuidado em todo o equipamento.

2. Use panos macios

Você não deve utilizar qualquer tipo de tecido para limpar o seu smartphone. Opte por panos macios e que não soltem fiapos. A recomendação é não utilizar toalhas, lenços abrasivos, papel-toalha ou itens similares para evitar que eles risquem os aparelhos. Panos de microfibra, similares àqueles utilizados para limpar lentes de câmeras fotográficas ou óculos são os ideais.

3. Limpe muito bem a capinha do celular

Embora muitas pessoas se preocupem com a limpeza da tela do smartphone, não é ela o maior problema e sim a capinha do aparelho. A recomendação é tirá-la e limpá-la a parte. Modelos de plástico ou silicone podem ser lavados com água e sabão. Porém, deixe o produto secar bem antes de colocá-lo de volta no celular.

4. Não borrife o aparelho com líquidos

Mesmo que o seu smartphone tenha algum tipo de proteção que o torne à prova d’água ou resistente à água, nunca borrife diretamente nele outros tipos de líquido. Mesmo o álcool pode danificar alguns componentes mais sensíveis, como a entrada USB, os conectores de fone de ouvido e os alto-falantes. 

5. Quantas vezes por dia devo limpar o aparelho?

Em condições normais, limpar o smartphone uma vez por dia seria suficiente. No entanto, vivemos um momento no qual é importante redobrar os cuidados. Portanto, não custa nada fazer esse procedimento de limpeza ao menos duas vezes por dia, especialmente se você sair de casa e tocar em outras superfícies, como corrimões ou apoios de ônibus

Em caso de dúvida, consulte o manual de instruções do produto e siga as orientações do fabricante. 

Dica do leitor Lucas Alves (Tiradente/MG) # higienização celular

Fonte: site meupositivo.com.br


Veja também

Apoia-se InfoPapo Educação em Informática

Apoie o InfoPapo
Nossa campanha está disponível neste link aqui

Você pode contribuir com qualquer quantia.
Mas só se você quiser!

Informática para todos!
Clique aqui para saber mais

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo