Home Office: Veja as dicas para ter sucesso trabalhando em casa

home office

O Home Office chegou como novidade para muita gente, que precisou se adaptar de uma hora para outra ao trabalho remoto. Confira algumas dicas práticas para essa nova realidade do trabalho a distância.

O Home Office ou trabalho remoto se tornou algo essencial na vida dos brasileiros, devido ao isolamento social em prevenção ao Coronavírus. Mas como se adaptar a rotina familiar tendo seu escritório no meio da sala? Quais os benefícios e quais as desvantagens?

Primeiramente temos que ter em mente que trabalhar em casa pode ser muito produtivo e até prazeroso, mas que exige disciplina, organização e principalmente FOCO.

São vários os benefícios de poder trabalhar em casa, como por exemplo, não ter que enfrentar trânsito, economizar com gasto referentes a trasporte, ganho de tempo por não precisar se locomover até a empresa, ter horários mais flexíveis, etc. Sem contar que estar no conforto do seu lar com as pessoas que você ama é uma ideia aparentemente muito agradável.

No entanto, existem várias dificuldades e obstáculos que devem ser vencidos para ter sucesso em seu Home Office, vamos às dicas:

Rotina

O conforto de trabalhar em casa pode causar a impressão que você está de folga ou de férias, mas lembre-se você está trabalhando!

Ao se levantar, se arrume, ficar de pijama pode lhe dar a sensação de férias, então a dica é acordar e já tomar um banho, isso fará você despertar e seu dia começará mais animado.

Crie uma rotina com horário para iniciar seu trabalho diário, também é importante ter intervalos para alimentação e horário para encerrar as atividades do dia, nada de estender muito o trabalho até tarde da noite, isto pode ser prejudicial a sua saúde.

Distrações

Cuidado com as distrações

A tentação de ligar a tv, assistir Netflix e YouTube ou se perder navegando nas redes sociais será grande, mas não perca seu foco. Nada de procrastinar, deixe estes momentos para o período de folga ou final de semana.

Muitas vezes sua família não entenderá que o fato de você estar em casa não que dizer que você está a toa, no começo você terá que ter paciência e educá-los de modo que as interrupções não atrapalhem sua produtividade.

Converse francamente com o membros da sua casa e explique que você precisa se concentrar enquanto tiver trabalhando e que deve ser interrompido o mínimo possível somente em casos extremos.

Pode acontecer de você ser interrompido para ouvir uma história sobre o vizinho ou o cachorro ter fugido para rua, nestes momentos, diga educadamente: “Se eu tivesse agora no escritório da empresa, você iria até lá para me dizer isso?” Aos poucos as pessoas começarão a respeitar mais o seu espaço, mas não será fácil, tenha paciência e seja educado para não gerar conflitos em casa.

Se sua casa for muito barulhenta tente amenizar utilizando fones de ouvido ou até mesmo colocando uma música em volume baixo.

Fique atento: Barulho e interrupções contantes pode fazer sua produtividade despencar.

Seu local de trabalho em casa

Este é o Home Office do InfoPapo – Simples e humilde, mas bastante organizado e o mais importante: silencioso.

O ideal é que você tenha um cômodo próprio da casa para seu Home Office, isso evitará distrações e manterá mais organizado seu local de trabalho. Mas nem sempre isto é possível, tente adaptar alguma parte da sua casa que sirva somente como área de trabalho.

O local ideal deve ser silencioso, arejado e com uma boa iluminação natural de preferência

Postura

Foto: Arte site G1

Observe sempre sua postura, a altura da cadeira e da mesa. Adapte o seu home office de forma que você não tenha dores ao final do dia.

Nada de ficar esparramado no sofá ou na cama durante o dia.

Alimentação

Procure comer de 3 em 3 horas, faça lanches mais saudáveis, evite produtos gordurosos, industrializados, processados e doces. Dê preferência a alimentos naturais. Isso fará muita diferença no seu dia a dia.

Lembre-se, você deve fazer pelo menos 4 refeições principais durante o dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Entre estas refeições, se a fome bater, opte por comer uma fruta ou uma barra de cereal.

Não se esqueça: Beba muita água durante o dia para se manter hidratado.

Exercite-se

Man and woman in sports wear doing workout at home. Couple exercising together with watching laptop.

O ideal é que a cada hora sentado você se levante e faça algum alongamento, de uma pequena caminhada pela casa, mova-se sempre, isso é muito importante!

Em época de isolamento social, temos que ser bastante criativos para fazer exercícios em casa, mas exercitar-se é fundamental para que nossa rotina seja produtiva.

Existem vários vídeos no YouTube com dicas de exercícos para fazer em casa, não precisa ser nada muito puxado, pesquise alguns alongamentos e seja criativo, faça uma caminhada no quintal ou brinque de correr de um lado para o outro com seu cachorro.

Mova-se sempre! Tenha uma alimentação saudável! Tenha uma boa postura e beba bastante água! São as principais dicas de saúde para o seu Home Office ser um sucesso!

Achou útil este artigo? Deixe seu comentário e sugestões sobre o que você gostaria de aprender aqui no InfoPapo!

apoia-se infopapo

Apoie o InfoPapo.
Nossa campanha está disponível neste link aqui do Apoia-se. Você pode contribuir com qualquer quantia a partir de R$5,00.
Nos ajude a levar mais Informação e Educação em Informática para todos!
Clique aqui e saiba mais sobre a nossa campanha!

Veja também:

Acompanhe o InfoPapo no Facebook e no Instagram

Voltar para a Página Inicial

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo