LinkedIn: Como a rede social pode ajudar na busca por emprego

linkedin

O LinkedIn vem crescendo a cada ano, a rede social de oportunidades pode ser o primeiro passo para encontrar o emprego dos seus sonhos.

O LinkedIn é uma rede social para profissionais, uma espécie de currículo virtual, veja como ele pode ajudar e impactar sua carreira.

A empresa foi fundada em 5 de maio de 2003, seus fundadores convidaram seus próprios amigos para entrarem na nova rede social a princípio.

Discreta e voltada para profissionais que queriam ampliar sua rede de contatos, a comunidade foi um sucesso desde o início.

O tradicional currículo de papel está cada vez mais obsoleto, já que hoje existem formas muito mais interessantes e completas de se conhecer o perfil profissional de alguém.

O LinkedIn é uma rede social profissional, a maior do mundo. Através da qual você pode encontrar um emprego, um colaborador para sua empresa, ampliar o seu Network, compartilhar experiências profissionais, fortalecer a sua imagem e estar por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios.

A diferença do LinkedIn para as demais redes sociais é que o foco está em conectar profissionais, enquanto outras redes como o Facebook e Instagram são mais voltadas para o entretenimento.

Mais de 30% das empresas brasileiras afirmaram contratar somente pessoas que possuam perfil no LinkedIn. Para seu sucesso profissional na rede social de empregos é necessário seguir algumas dicas básicas, como por exemplo, ter um Perfil Campeão.

Perfil campeão

O Perfil Campeão do LinkedIn pode fazer você se destacar entre outros candidatos, para criar um Perfil Campeão siga as dicas no próprio site adicionando o máximo de informação possível sobre sua carreira profissional.

Um bom perfil deve conter suas experiências anteriores (tente lincar as empresas onde trabalhou conectando ao perfil da empresa dentro do site).

Quanto mais informações, mais completo ficará seu perfil, insira seu grau de escolaridade, trabalhos voluntários, cursos e tudo que julgar importante na sua vida profissional.

O LinkedIn pode ser utilizado como um Currículo Digital e mesmo que você utilize o tradicional currículo, insira o endereço do seu perfil do LinkedIn no currículo de papel.

Além da versão gratuita, o LinkedIn possui a versão premium que é mais indicada para recrutadores do que para usuários comuns.

Ter um perfil atraente e saber como utilizar o LinkedIn de forma assertiva pode chamar a atenção de empresas e fazer você conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Busca por Vagas

No menu principal do LinkedIn você encontra a opção Vagas onde é possível fazer uma busca por vagas específicas ou por localidade. Esta opção pode ajudar bastante á encontrar oportunidades de emprego.

Uma ótima dica também é buscar o perfil das empresas no LinkedIn e procurar pelo responsável no setor de Recursos Humanos. Este contato pode ser o primeiro passo para sua contratação.

Neste exemplo fiz uma busca por Coca-Cola Recursos Humanos e apareceram vários contatos de pessoas responsáveis pelas contratações na empresa. Tente fazer uma busca mais específica de empresas mais próximas a você e seu resultado pode ser mais satisfatório.

Concluindo, se você está procurando emprego, buscando uma recolocação profissional no mercado de trabalho ou está a procura de uma nova oportunidade profissional é bom ter seu perfil no LinkedIn atualizado.

O LinkedIn pode ser acessado pelo endereço https://br.linkedin.com/ e também está disponível para smartfones nas versões para Android e IOS.

Gostaria de saber mais sobre o LinkedIn? Então deixe seu comentário abaixo.

Achou útil este artigo? Deixe seu comentário e sugestões sobre o que você gostaria de aprender aqui no InfoPapo!


Veja também


Apoia-se InfoPapo Educação em Informática

Apoie o InfoPapo
Nossa campanha está disponível neste link aqui

Você pode contribuir com qualquer quantia.
Mas só se você quiser!

Informática para todos!
Clique aqui para saber mais


whatsapp infopapo

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo