Você sabe o que é Podcast? Conheça o mundo do conteúdo em áudio para Internet

Descubra um mundo de áudios na internet, aprenda a utilizar os Podcasts e confira os mais ouvidos no Brasil.

Mas o que é Podcast? 

Podcast é um arquivo digital de áudio, parecido com um programa de rádio,  normalmente tem o objetivo de transmitir informações através da Internet.

A palavra Podcast é uma junção das palavras iPod (dispositivo de música da Aple) e broadcast (transmissão via rádio).

São áudios sobre os mais variados assuntos, normalmente possuem longa duração e são feitos com vários participantes, com uma linguagem descontraída.

Em primeiro lugar sabemos que os Podcasts vieram para ficar isso é fato.

Embora cada vez mais as pessoas prefiram os vídeos, os áudios são uma ótima opção porque podem ser utilizados em ocasiões específicas.

Os podcasts atraem porque o usuário simplesmente pode ouvir o conteúdo e não precisa ficar com os olhos grudados nas telas.

Como resultado os podcasts estão cada vez mais abrangentes, com temas como  empreendedorismo, futebol, notícias, religião e vestibular, por exemplo.

Uma ótima opção é ouvir no carro, ou durante uma caminhada ou mesmo na esteira da academia.

Um dos pioneiros nas transmissões foi o Nerdcast (Jovem Nerd), com conteúdo sobre filmes, animes e cultura nerd, hoje o canal possui mais de 650 podcasts gravados.

nerdcast
Nerdcast, clique na imagem para conhecer

Como resultado os criadores do Nerdcast atualmente estão na lista dos maiores influenciadores da Internet no Brasil no seguimento “Nerd” e cultura pop.

O Jovem Nerd hoje possui canais no Youtube, lojas on-line e etc, além disso, são considerados pioneiros em podcasts no Brasil.

Os Podcasts brasileiros mais ouvidos no momento:

A Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) fez um levantamento dos Podcasts mais ouvidos em 2018 no Brasil. A PodPesquisa foi feita em parceria com a CBN.

Os 10 Podcasts mais ouvidos pelos brasileiros:

  1. Nerdcast (Jovem Nerd)
  2. Não Ouvo (Não Salvo)
  3. Mamilos (B9)
  4. Anticast
  5. Gugacast
  6. Xadrex Verbal
  7. Braincast
  8. Matando Robôs Gigantes
  9. 99 Vidas
  10. Café Brasil

Como encontrar um Podcast?

Uma boa dica é utilizar o Google Podcast. O aplicativo foi lançado em 2018 e reúne os melhores podcasts do mundo. O app conta com vários podcasts brasileiros.

Google Podcasts

No Google Podcasts você pode se inscrever nos seus canais preferidos, adicionar aos favoritos, baixar os episódios e ficar atualizado sempre que um novo episódio for lançado.

Tudo muito simples de utilizar, os favoritos ficam no topo da tela inicial do aplicativo.

Apesar do imenso acervo de áudios, no app os canais são separados por categorias (Comédia, Notícias, Entretenimento, etc).

Entretanto o app também dá sugestões para o usuário de acordo com o histórico de podcasts ouvidos, porque Inteliência Artifial e o Google andam de mãos dadas né. 

Ainda é possível pausar e continuar a ouvir mais tarde do ponto que parou.

Além disso você também pode controlar a velocidade de reprodução (0,5x a 2x), uma boa opção para quem quer ouvir o conteúdo rapidamente.

O app também possui botões para avançar 30 segundos ou retroceder 10 segundos e uma tela que mostra os episódios novos, em andamento ou baixados.

Como resultado o aplicativo traz um acervo gigante de conhecimento para seu smartphone.

Resumindo, exitem outras plataformas que também disponibilizam Podcasts, como por exemplo, o SoundCloud e o Spotfy.

Independente da forma que você vai ouvir, o mais importante é que você utilize essa tecnologia para aumentar seus conhecimentos e divulgue este tipo de conteúdo, porque todo conhecimento compartilhado nos engrandece além de ajudar as pessoas.

Então agora que você já sabe o que é um Podcast, que tal montar sua playlist, apertar o Play e adquirir muito conhecimento sobre o assunto escolhido.

O Google Podcast está disponível para Android na loja Google Play, o aplicativo é gratuito.

Baixe aqui o aplicativo Google Podcasts.

Voltar para a Página Inicial

Deixe seu comentário ou sugira um tema que você quer ver aqui no InfoPapo